4 passeios imperdíveis para curtir Curitiba
Considerada uma das “cidades modelo” do país, a capital do Paraná conta com uma variedade de parques, museus e construções históricas que fascinam os visitantes.
As ruas da cidade também estão repletas de influências da cultura europeia – principalmente, por conta da imigração italiana e alemã na região. Além disso, há trens que partem da capital em direção à Serra do Mar, um passeio imperdível para quem gosta de apreciar a natureza.
Listamos, a seguir, um roteiro imperdível de atrações que você não perder em sua próxima visita a Curitiba.
A Viação Itapemirim conta com uma frota de ônibus leito partindo de São Paulo. Consulte os valores e horários disponíveis aqui.

Jardim Botânico, Curitiba. Fonte: Pixabay
1. Passear pelo Jardim Botânico
O parque é, talvez, a paisagem mais reconhecida e explorada pelos guias de turismo. O local abriga uma estufa de metal e vidro, no estilo art nouveau, com exemplares da flora da Mata Atlântica.
O Jardim é também um dos maiores e mais diversificado do mundo: ao todo, já foram catalogadas mais de 400 mil espécies. Além disso, há outras atividades para os visitantes como pistas de corrida, trilhas e um lago.
A entrada é gratuita, mas programe a sua visita para o primeiro horário do dia. O parque costuma ficar cheio de turistas.
Endereço: R. Ostoja Roguski, s/n, Curitiba.
Horário: Segunda a domingo, das 6h às 19h30.
Entrada gratuita.

MON – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba. Fonte: Pixabay
2. Conhecer o trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer
O MON – Museu Oscar Niemeyer é um dos cartões postais de Curitiba. O conjunto é formado por dois prédios, com escadaria em caracol e formato de um olho aberto. As linhas modernistas são a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, que também é responsável pelo desenho do Congresso Nacional e de outros prédios públicos em Brasília.
O museu realiza exposições de artes plásticas, fotografias, design e também conta com uma coleção esculturas em seu entorno.
Endereço: R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$ 20, inteira.
Site

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, Curitiba, Paraná, Brasil. Fonte: Wikipédia/Guilmann
3. Visitar o Centro Histórico
Andar pelas ruas do centro da cidade é como voltar ao passado. O passeio revela construções do século 18, como a Casa Romário Martins e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas.
Aos domingos, há uma feira de artesanato com música ao vivo no calçadão da Praça Garibaldi.
A Fundação Cultural de Curitiba organiza passeios guiados pelo bairro. Mais informações no site.

Viagem de trem, Curitiba. Fonte: Pixabay
4. Uma viagem de trem inesquecível
Não há nada mais nostálgico do que uma viagem de trem. O passeio de 150 quilômetros liga a capital do Paraná à cidade litorânea de Morretes pela ferrovia fundada em 1885.
O percurso dura aproximadamente três horas (pode mudar, de acordo com as paradas durante o trajeto) e desbrava a Mata Atlântica por meio de pontes e túneis em meio à vegetação.
Aos finais de semana, a passagem é mais cara, e na modalidade luxo os vagões são equipados com ar-condicionado e serviço de bordo.
Consulte os passeios e horários disponíveis no site.
Saídas pela Rodoferroviária de Curitiba: Av. Presidente Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico.