Largo do Pelourinho: um passeio pelo Centro Histórico de Salvador
O Largo do Pelourinho, em Salvador (BH), é talvez um dos locais que mais conservam a história do Brasil.
No século 16, o Pelourinho era um método de punição brutal e muito utilizado pelos donos de terras na região. Os escravos eram amarrados no poste madeira e depois chicoteados aos olhos do público.
Em Salvador, o instrumento mudou de localidades entre os anos, por conta de protestos, até que em 1807 foi instalado no centro da cidade. O método de tortura só foi extinto com a Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, em 1888.
Hoje, o Centro Histórico abriga a história da cidade e também diversos casarões, museus e centros culturais. Mais do que isso: é um símbolo de resistência e herança afro-brasileira.
A Viação Itapemirim conta com uma frota ônibus que tem como destino Salvador. Consulte os valores, horários e rotas disponíveis aqui.
Confira o nosso roteiro para curtir o bairro:

Igreja e Convento de São Francisco, Salvador. Fonte: Pixabay
1. Largo do Terreiro de Jesus
O local abriga as três igrejas mais importantes da cidade, todas de estilo barroco: Catedral Basílica, São Pedro dos Clérigos e Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão.
Procure, no entanto, pela fachada simples, com um cruzeiro esculpido. A construção é a Igreja e Convento de São Francisco, que possuí o seu interior revestido de ouro e mais 55 mil azulejos portugueses, responsáveis por contar a história de São Francisco de Assis.
Igreja e Convento de São Francisco
Serviço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, s/n, Pelourinho, Salvador.
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta, das 9h às 17h. Verifique o funcionamento nos outros dias da semana no site.

Pelourinho, Salvador. Fonte: Pixabay
2. Centro Cultural Solar Ferrão
Considerado a casa do Pelourinho, o centro é um espaço destinado à cultural brasileira. O casarão construído no final do século 17, e tombado pelo Patrimônio Histórico, abriga um acervo amplo de arte africana, arte popular e as coleções Walter Smetak e de instrumentos musicais de Emília Biancardi.
O visitante também tem a acesso ao Museu Abelardo Rodrigues, com uma vasta seleção de objetos de arte sacra.
Serviço: R. Maciel de Baixo, 43, Pelourinho, Salvador.
Horário: Terça a sábado, das 13h às 17h.
Entrada gratuita.

Olodum, Salvador. Fonte: Pixabay
3. Olodum
Reconhecido mundialmente como um movimento musical próprio, o Olodum tem uma escola de percussão e loja no centro histórico. Lá dá para encontrar camisetas, lembrancinhas, instrumentos musicais e outros objetos da marca.
No site do Olodum, está disponível a agenda de shows do grupo musical.
Serviço: R. Maciel de Baixo, 22, Pelourinho, Salvador.
Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h.